terça-feira, 6 de setembro de 2011

Causas do escurecimento global

   
      As partículas (aerossóis) que, suspensas na atmosfera, bloqueiam a luz solar - diferentemente dos gases do efeito estufa que não interferem na visibilidade - são geradas principalmente pela combustão incompleta de combustíveis fósseis, porém há outros fatores que também as liberam, como queimadas e até mesmo os gases vulcânicos.
     Há ainda a teoria de que as trilhas de condensação deixadas por aeronaves contribuam para a formação de nuvens que refletem mais a luz solar de volta ao espaço. David Travis, nos 3 dias após os atentados de 11 de setembro, quando se fechou o espaço aéreo estadunidense, observou um aumento de mais 1°C na temperatura média (entre máxima e mínima) em todo o país, o que não era observado há décadas. Porém, pelo fluxo contínuo de aviões, essa teoria é muito difícil de ser provada.
    
    Vídeo que mostra o tráfego aéreo mundial de 24 horas:

                                

Um comentário:

  1. Realmente impressionante!
    Com certeza o crescimento do tráfego aéreo afeta a natureza, assim como qualquer outra ação humana. Incrível como o "simples" rastro dos aviões tem disfarçado o real estado do planeta Terra. Que bom que agora os pesquisadores estão atentos também ao Escurecimento Global.
    Parabéns a vocês pelo blog, que com certeza está conscientizando e ensinando a muitos sobre o Escurecimento Global. Era a ferramenta que faltava na internet, pois infelizmente é um tema ainda desconsiderado por muitos, poucos estudos a respeito são encontrados na web.
    Obrigada pessoal! A pesquisa de vocês me ajudou muito!

    ResponderExcluir