As trilhas de condensação são formadas pelo vapor de água. O nível em que a aeronave está voando, a tropopausa, se encontra com temperatura de -50° C a -
O dia posterior aos atentados de 11 de setembro de 2001 mostrava um tempo muito bom, de céu aberto e sem nuvens. O pesquisador David Traves, um climatologista da Universidade de Winsonsin-Whitewater, há tempos questionava se os rastros de trilhas de condensação das aeronaves teriam alguma influência no clima, mas era impossível ter uma precisão exata com o trafego aéreo constante. Como consequência dos atentados todos os aviões dos Estados Unidos permaneceram em solo por 3 dias. O cientista, então, teve sua primeira oportunidade de constatar se de fato as trilhas influenciavam de alguma forma na variação de temperatura. David se surpreendeu com os resultados: em apenas três dias a temperatura média aumentou 1,8° C (Mundo nas sombras, 2006)
Um estudo conduzido pelo meteorologista da Universidade Texas A&M de College Station defende que as variações de temperatura em setembro de 2001 podem ser explicadas pelo tempo claro e seco nos dias cruciais, e que os resultados de uma modelagem climática não sustentam o argumento dos efeitos dos rastros defendido pelo grupo de Travis.
Travis, no entanto, enfatiza que nunca assumiu a premissa de que a ausência da trilha dos aviões tenha sido a única causa das largas variações de temperatura, e sim que foi a combinação da falta de aviões com as condições climáticas naturais (BARNETT, 2009).
BARNETT, Anna. Traduzido por Amy Traduções. Estudo questiona se rastros de aviões podem afetar o clima. Terra. 19 de janeiro de 2009. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3457816-EI238,00.html> Acesso em: 10 de novembro de 2011
MUNDO NAS SOMBRAS (Global Dimming). BBC production manager:Yolanda Aires. Editor Mike Curd. 2006 (45 min) Documentário.
SCHIMIDT, Roberto. Você e a Meteorologia: acertos, erros e dicas. 1.ed Porto Alegre: Sagra Luzatto, 1994
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